Resumo: Objetivo: Revisão sistemática sobre as opções de tratamento atuais da Tendinopatia Calcificante da Coifa dos Rotadores (TCCR).
Fontes de dados: A informação foi obtida recorrendo à base de dados Pubmed através das seguintes palavras-chave: “calcific”, “tendinopathy”, “tendinitis”, “rotator”, “cuff”,”shoulder”, “treatment”. A pesquisa foi restringida a artigos em inglês ou português, com menos de 10 anos. Houve inclusão de 8 artigos de data prévia à definida pela sua singular relevância para o tema. Após seleção, foram consultados 48 artigos.
Síntese de dados: O tratamento da tendinopatia calcificante da coifa dos rotadores envolve várias linhas de tratamento, a realizar sucessivamente. A abordagem inicial, conservadora não invasiva, inclui o uso de anti-inflamatórios não esteróides e analgésicos orais, fisioterapia (com ondas de choque extra-corporais) e corticosteróides (orais ou intramusculares), visando sobretudo actuar na redução da sintomatologia. Na segunda linha de tratamento, já invasiva, destacam-se a infiltração com corticóides (diluídos em lidocaina) e a“barbotage” guiada por ecografia, que actua não só na sintomatologia, mas também na resolução da patologia subjacente, com excelentes resultados comprovados. Por fim, a cirurgia artroscópica, é uma abordagem com bons índices de sucesso, limitada pela sua invasividade, custo e possíveis complicações.
Conclusões: Tendo em conta a natureza autolimitada da patologia, o tratamento conservador é a 1ª escolha, tendo sofrido avanços com a inclusão da iontoforese, ondas de choque extracorporais e lavagem com agulhas ecoguiada. O tratamento artroscópico reserva-se para a falência dos outros tratamentos, apresentando bons resultados.
Palavras-Chave: Tendinopatia; tendinite; calcificante; coifa; rotadores; ombro; tratamento