• English
  • English
Editorial
Editorial
  • Editorial

Editora:  Cristina Alves
Instituição: RPOT
Revista: Volume 28, Fascículo III, p137 a p137

Editorial

No terceiro trimestre de 2020, viveu-se uma tentativa de regresso à ‘normalidade’... A maioria dos Hospitais estabeleceu circuitos e áreas Covid e não-Covid... a divisão é frágil... apesar da generalização da testagem, da instituição de rastreios aos doentes internados e /ou operados, da implementação de inúmeros cuidados e medidas de protecção e contenção da infecção por Covid-19... apesar de tudo isso e dos esforços de todos, não existem áreas 100% seguras ou pessoas 100% seguras.

Foram instituídas diversas mudanças nos circuitos hospitalares, visando preservar a segurança dos doentes e profissionais. Novos procedimentos implicam pessoas, recursos, tempo... Bens escassos na nossa realidade. No horizonte perspetiva-se a incerteza de uma nova vaga de Covid-19, novas estirpes. Talvez a vacinação possa trazer um novo equilíbrio... Certo é que não haverá um ‘regresso à normalidade’. A ‘normalidade’ já
não existe!

Mas temos que ser capazes de reestruturar, reorganizar, reinventar, identificar e exigir os meios e recursos necessários para formarmos os nossos Estudantes e Médicos Internos e proporcionarmos os melhores cuidados aos nossos Doentes!

   TOPO    Topo